Políticas

POLÍTICA DA QUALIDADE 


Na Sourcetextile, deseja-se que seja continuamente uma empresa atualizada e perfeitamente preparada para responder a novos desafios do mercado e às mais exigentes expetativas e necessidades dos Clientes e outras partes interessadas. Para isso:

-Estabelece relações de confiança com os Clientes.
-Desenvolve relações de longo prazo com Parceiros e Fornecedores.
-Os nossos Colaboradores são o nosso mais importante ativo.
-Promove o cumprimento dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade.
-Inova e melhora de forma sistemática a qualidade dos seus processos, tendo sempre em vista atingir uma maior eficácia e eficiência.
-Assume o compromisso de cumprir com as responsabilidades sociais, requisitos legais e regulamentares, normas de segurança bem como contribuir para a preservação do meio ambiente.



POLITICA AMBIENTAL


A Sourcetextile como empresa respeitadora do Ambiente decidiu apresentar uma política ambiental que permitirá a boa prática ecológica das suas atividades. Esta política assenta nos seguintes compromissos:

-Estar em constante atualização dos requisitos legais, politicas e estratégias a nível ambiental atribuindo decisiva importância à prevenção da poluição.
-Apostar em estratégias de gestão de resíduos que realcem a sua possível reutilização, reciclagem e consequentemente minimização em relação à sua eliminação e transporte.
-Assegurar a sensibilização dos seus colaboradores, a fim de desenvolver uma consciência ambiental e energética correta.
-Promover a redução de consumo de água.
-Promover as práticas de utilização racional de energia.

Em suma, a Sourcetextile adquire o compromisso, respeitar o ambiente e fazer um uso racional dos recursos naturais com a finalidade de contribuir para a sua sustentabilidade.




POLITICA SEGURANÇA


A Sourcetextile, tem vindo a preocupar-se crescentemente com as questões relativas à segurança e saúde no trabalho inerentes à sua atividade. A prevenção e controlo de acidentes, assim como a eliminação dos riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo, são uma prioridade da empresa e dos seus colaboradores.

A Sourcetextile compromete-se a promover uma gestão de segurança e saúde no trabalho eficaz, sustentando-se nos seguintes princípios:
-Cumprir os requisitos legais e regulamentares aplicáveis no setor de atividade.
-Assegurar a atualização dos aspetos e impactes da segurança e saúde no trabalho mais significativos.
-Assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus trabalhadores, aplicando a legislação em vigor.
-Promover a formação e informação relativa aos riscos inerentes às atividades de todos os trabalhadores, sensibilizando-os para o cumprimento das normas de segurança no trabalho.
-Proteger as instalações e equipamentos de modo a assegurar-lhes adequadas condições de segurança no trabalho.
-Minimizar os riscos que para as pessoas possam advir do desenvolvimento das suas atividades, através de prevenções de lesões, ferimentos e danos à saúde dos trabalhadores.
-Desenvolver processos de melhoria continua, assegurando assim, a evolução constante dos hábitos de segurança no trabalho.

 

POLÍTICA DE PROCUREMENT SUSTENTÁVEL


Como parte integrante da sua estratégia de contribuição para o desenvolvimento sustentável, a Sourcetextile definiu como objetivo de longo prazo a gestão conscienciosa dos seus impactes ambientais, sociais e económicos.

Com esta abordagem procuramos melhorar, de forma progressiva, contínua e sustentada, a incorporação de preocupações ambientais e sociais, além das económicas, em todos os aspetos das nossas atividades. Tal inclui a cadeia de fornecimento de bens e de serviços, no entendimento de que os nossos fornecedores são parte inalienável da nossa criação de valor.

Para prosseguir com a sua Estratégia de Compras Sustentáveis, a Sourcetextile definiu uma Política de Compras, a qual está inevitavelmente sujeita à disponibilidade do mercado e à viabilidade económica das opções disponíveis.

Assim, a Sourcetextile privilegiará as compras de produtos/matérias-primas que:
-Sejam reciclados e/ ou reutilizados;
-Tenham um certificado de eficiência energética A+++;
-Incorporem tecnologia LED;
-Tenham uma proveniência local ou regional;
-Não contenham químicos prejudiciais ao ambiente;
-Sejam provenientes de empresas que respeitem normas ambientais;
-Sejam provenientes de empresas que respeitem normas no âmbito da responsabilidade social;
-Sejam provenientes de empresas que respeitem normas no âmbito da segurança, higiene e saúde no trabalho;
-Sejam provenientes de empresas com políticas e práticas sustentáveis.

Pretendemos colaborar com os nossos fornecedores mais frequentes numa lógica win-win e por isso encontramo-nos disponíveis, se necessário, para ajudá-los ou encorajá-los a adotarem melhores práticas no âmbito de preservação ambiental e responsabilidade social.



CÓDIGO DE CONDUTA


O presente código de conduta aplica-se a todos os colaboradores da Sourcetextile e a todos os seus parceiros de negócio, do qual devem comprometer-se em respeitar os padrões dos direitos humanos a seguir numerados:

-Trabalho infantil
-Trabalho forçado
-Saúde e Segurança
-Liberdade de Associação/ Negociação Coletiva
-Igualdade e Não Discriminação
-Assédio/ Abuso
-Horário de trabalho
-Remuneração



CÓDIGO DE ÉTICA


Sourcetextile e os seus colaboradores pautarão as suas decisões e ações pelos princípios de atuação estabelecidos no presente Código e em outros compromissos voluntariamente assumidos, cumprindo as suas obrigações de forma profissional, responsável e zelosa, procurando, quaisquer que sejam as circunstâncias, a excelência de desempenho.

Transparência e Honestidade
No local de trabalho, os colaboradores da Sourcetextile devem pautar a sua atividade pelos mais elevados padrões de transparência e honestidade pessoal, cumprindo todas as disposições legais e regulamentares em vigor aplicáveis às atividades a que se encontram adstritos.

Integridade (anticorrupção e suborno)
Os colaboradores da Sourcetextile devem abster-se de praticar quaisquer atos de corrupção, ativa ou passiva, não podendo por isso, receber de terceiros quaisquer tipo de gratificações ou benefícios de qualquer espécie, assim como adotar comportamentos suscetíveis de criar nos seus interlocutores expetativas de favorecimento nas suas relações com a Sourcetextile.

Lealdade
No exercício das suas funções, os colaboradores da Sourcetextile devem atuar sempre na defesa dos interesses da Sourcetextile com a máxima seriedade e imparcialidade, empenhando-se em salvaguardar a sua credibilidade e boa imagem em todas as situações, bem como em promover e garantir o seu prestígio.

Confidencialidade e Sigilo profissional
Sourcetextile, assim como os seus colaboradores, tem como compromisso manter a confidencialidade das informações recebidas da parte de clientes e parceiros de negócios. A confiança é uma das bases do relacionamento com o mercado.

Concorrência
Sourcetextile respeita os seus concorrentes e procura superá-los de forma saudável, oferecendo aos seus clientes produtos e soluções com uma relação de custo benefício diferenciada. Não se admitem atitudes que possam configurar como calúnia ou difamação dos concorrentes.



Em linha com o nosso Código de Conduta e Ética, a Sourcetextile encoraja a realização de denúncias de violação das diretrizes e princípios éticos estabelecidos, pessoalmente ou por escrito, neste caso através de email etica@sourcetextile.ptpropiciando assim um ambiente ainda mais confiável e transparente.

As denúncias recebidas serão analisadas e o anonimato e confidencialidade garantidos.