Reflorestar o Sameiro

No dia 26 de Março levamos a cabo a nossa ação de plantar árvores numa das Matas do Sameiro em Braga. Esta ação teve como objetivo mitigar a nossa “footprint” (pegada CO2) nos últimos 3 anos da SOURCETEXTILE.

Plantamos cerca de 458 espécies de árvores autóctones na Mata do Sameiro:
250 sobreiros
104 carvalhos
104 castanheiros.

Grande parte dos nossos colaboradores, parceiros e amigos, dedicaram a sua presença ao nosso compromisso com o ambiente. Para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de plantar árvores, o nosso parceiro Engenheiro Abílio Lima, orientou os menos experientes com todo o processo a seguir e a colocar em prática ao plantar uma árvore.

Porque a Mata do Sameiro?

Escolhemos o Sameiro porque todos os anos, este é um local fortemente afetado pelos incêndios que decorrem na época do verão. Principalmente depois dos incêndios do verão de 2016, quase toda a cidade de Braga sofreu com os incêndios. A nossa missão é ajudar a reflorestar PORTUGAL.

O que são espécies de árvores autóctones?
São as árvores que pertencem à flora nativa do território português, isto é, são plantas que devido ao clima característico desta região e à sua história natural ocorrem de forma espontânea em Portugal. As espécies de árvores autóctones são muito diferentes em relação ao porte, ao desenho das folhas e sua persistência, bem como ao tipo de flores e frutos. Quais as vantagens de as conservarmos?
As árvores autóctones estão melhor adaptadas que as espécies exóticas às condições climáticas e às características dos solos, sendo por isso mais resistentes à seca e outras particularidades do clima, e até aos incêndios, como o sobreiro. A conservação destas espécies é importante tanto para manter a paisagem, como a qualidade do ar, retenção da água e a preservação dos solos, mantendo o equilíbrio ecológico dos ecossistemas. As árvores autóctones têm um elevado valor patrimonial dado que, desde o início dos tempos, pertencem à paisagem natural e providenciam recursos naturais importantes, como a cortiça, a madeira, a resina e frutos com importância na alimentação humana e animal, como a castanha e a bolota. As árvores autóctones portuguesas constituem por isso, um pilar não só da nossa cultura como do suporte da própria vida.

© All Rights Reserved. Sourcetextile 2021

DESIGN BY PALCO